[UERJ-LABGIS] – Vivemos sob uma ordem econômica e social que impõe que ágeis processos de tomada de decisão estejam capilarizados em todos os níveis de organização, seja do setor privado, seja do setor público.
A visão moderna de governança pública faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a adequada concatenação do binômio gestão-desenvolvimento econômico e social, onde o uso das Geotecnologias tem papel preponderante.
Mas não basta ao Poder Público demonstrar capacidade de planejamento. É absolutamente fundamental que ele disponha de quadros técnicos e gerenciais capacitados para garantir, executando ou fiscalizando, a consecução dessas ações estratégicas.
Consolida-se, definitivamente, a imprescindibilidade, para a gestão pública, do uso de dados referenciados sobre o espaço, tecnicamente definidos como dados geográficos. Para a eficaz aquisição e manipulação desses dados é que lançamos mão de Geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros.
Neste contexto, este meeting anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.
Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas ideias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.
Neste ano o evento terá como foco a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e os desafios da integração das políticas fluminenses. No dia 03 de dezembro teremos minicursos com o objetivo de levar capacitação e atualização aos agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias.
No segundo dia ocorrerão seções de palestras com apresentações de cases de órgãos públicos, trazendo casos de sucesso, desafios e inovações para o planejamento da área metropolitana fluminense.
As inscrições aos dias de palestras são online e sobre duas modalidades: presencial e online. As palestras do dia 02 de dezembro possuem inscrições gratuitas e serão proferidas no Auditório 11 do Campus Maracanã da UERJ. Todo o evento será transmitido ao vivo pela Web.
Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos – rui@uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos – sapienza@labgis.uerj.br
1/12: Evento Paralelo: II Foro Mundo UNIGIS Rio de Janeiro
2/12: GGP: Seção de Palestras e Mesa Redonda
3/12: GGP: Minicursos.
Veja o site: http://www.ggp.uerj.br/2015/palestras-e-cursos/