Notas sobre a Palestra:
Apresentação da Tenente-Coronel Luciana Rodrigues de Oliveira (Comandante do BPTur), sobre a implantação do BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) em Petrópolis.
O BPTur é uma unidade operacional especial da PM do Rio de Janeiro (RJ) voltada exclusivamente para policiamento ostensivo em áreas de grande fluxo de turismo na capital fluminense. Sua sede é em Copacabana, Rio.
Está expandindo suas atividades para outras cidades do estado, inclusive Petrópolis (26o BPM) e Teresópolis.
Um planejamento de segurança voltado ao turista deverá ser elaborado pela própria tenente coronel Luciana, embora ainda não com data marcada.
A implantação será através do treinamento de policiais militares locais, inclusive via educação à distância de forma a capacitá-los para atendimento ao turista. Isso porque não está previsto aumento de efetivo, não há concursos previstos para ingresso na PM.
A alocação de recursos para implantação de ações de policiamento voltado ao turista é dificultada pela ausência de estatísticas confiáveis, uma vez que estas são baseadas no preenchimento de boletins de ocorrência: esses boletins raramente são preenchidos pelo turista que, compreensivelmente, não se propões a usar seu tempo de turismo para comparecer à delegacia, como necessário.
(Célia D’Azevedo – #TodosPorPetrópolis – observou que está prevista a implantação de preenchimento de boletim de ocorrências eletrônico na cabine a ser construída brevemente no Centro Histórico – isso não resolve, claro, ocorrências distantes do CO, mas ajuda no todo)
Como exemplo de estatística incorreta foi citado que há o registro de apenas 3 ocorrência policiais com turistas em Petrópolis em 2017, o que não parece real.
Fora casos de não preenchimento de BO foi citada a possibilidade de ocorrências serem registradas se fossem de moradores locais, incorretamente.
Devido à pouca confiabilidade do BO para casos com turistas a Coronel e sua equipe acessam outras estatísticas, tais como RioTur, Setur, ISPGeo, Rio Ceptur. Em particular existe uma dificuldade nesses registros uma vez que é preciso ler cada ocorrência completamente para se distinguir quais são associadas a turistas.
A PM pede o auxílio dos Hotéis, pousadas e cidadãos no sentido de incentivarem fortemente o preenchimento de BOs pelos turistas.
Estão previstas algumas atividades antes mesmo da elaboração do plano de segurança voltado ao turismo. Dentre elas a preparação e distribuição de folder orientador ao turista quanto a ações de segurança que deve tomar. Documento desse tipo já é distribuído no Rio de Janeiro mas considera-se que não é adequado para Petrópolis, pelo que o daqui será feito especialmente, eventualmente baseado no do Rio.
No Rio alguns estabelecimentos hoteleiros receberam o folder mas evitaram distribuí-lo temendo assustar os turistas. O folder deverá ser feito tendo-se isso em consideração, e espera-se dos estabelecimentos de Petrópolis forte colaboração na sua distribuição.
Será pedida colaboração local na preparação do folder.
Outra atividade pensada é o “Disque Turismo”, informações de segurança, em mais de um idioma, para o turista.
Como dito anteriormente não há aumento de efetivo para o policiamento voltado ao turista: a operação será comandada pelo BPTur no Rio orientando “NUDAT”s nas cidades do interior, com efetivo local e treinamento fornecido pelo BPTur. (há um piloto em Búzios, atualmente)
A sede da PBTur no Rio não é própria, uma nova sede aguarda autorizações das secretarias municipais e estaduais)
Estão previstos também PEATs – Postos Especiais de Atendimento ao Turista, móveis e de boa visibilidade.
Nota de Célia D’Azevedo; (#todosPorPetropolis)
Hoje, 13/06, aconteceu no Auditório da Cervejaria Bohemia em Petrópolis, a palestra da tenente coronel Luciana Rodrigues de Oliveira que apresentou os projetos da BPTUR, aprovados pelo Secretário de Segurança General Richard Nunes, onde a *SERRA VERDE IMPERIAL* terá um apoio garantido e especial para os turistas.
Encontramos nessa apresentação eco para os anseios da população de Petrópolis. A Ten. Cel. ficou feliz em saber que nas 3 cidades serranas o projeto não partirá do zero, pois muito do que as Forças de Segurança pretende fazer pelo turismo, foi iniciado: a implantação deverá ser mais rápida. Foi apresentado o MercoSerra, nossa integração e união.
Sobre a palestra:
Palestras de Sensibilização: Como lidar com assuntos relacionados à segurança dos visitantes/turistas/estabelecimentos
Dia 13/06/2018 (4. feira) – Horário: 09h30 às 13h30
Local: Auditório da Cervejaria Bohemia – Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro – Petrópolis – RJ.
Palestrantes:
- Tenente-Coronel Luciana Rodrigues de Oliveira (Comandante do BPTUR).
- Jeferson da Costa Calomene (Comandante da Guarda Civil de Petrópolis)