Na última reunião ordinária do Comitê Piabanha, realizada em 13 de dezembro, (http://www.comitepiabanha.org.br/reuniao-plenario.php#) conseguimos incluir na pauta um assunto de extrema relevância para Petrópolis: a retomada das discussões iniciadas no Grupo de Trabalho de Saneamento.
A partir de janeiro estaremos trabalhando para, possivelmente, conhecermos os investimentos necessários na região dos distritos: todos os atores envolvidos no tema serão formalmente convidados para iniciarmos os debates.
Já há algum tempo a sociedade civil organizada vinha debatendo a questão do saneamento em nosso município.
Com a revisão do plano diretor da cidade algumas perguntas relativas a prazos para novos investimento, tais como construções de novas estações de tratamento de esgoto (ETEs) e estações de tratamento de água (ETAS) ainda não foram satisfatoriamente respondidas.
E existe uma grande preocupação com o tema do abastecimento de água no município em virtude de, nos períodos de estiagem, em alguns locais dos distritos moradores reclamarem, com razão, de falta de água.
A informação de perda de 30% na disponibilidade de água na cidade foi levada aos membros do Comitê Piabanha, pelo presidente do comitê, Paulo Leite, no período de estiagem no ano de 2015, momento em que a cidade passou por um período crítico de abastecimento , transtornando a rotina de muitos moradores dos Distritos.
Também o projeto de lei que estende a área urbana do município não vem acompanhado de referência às novas demandas de saneamento nos distritos. (Projeto de lei GP350 25/8/2015 Delimita as zonas urbanas e rurais do Município de Petrópolis e dá outras providências (pdf). )
Nosso encaminhamento foi considerado pertinente e em janeiro na primeira reunião do GT de saneamento o assunto será tema da pauta.
A inclusão do tema saneamento na pauta do Comitê Piabanha reforça a política da NovAmosanta de buscar o desenvolvimento sustentável dos distritos.
Paula Beatriz Pareto
Diretora da NovAmosanta
Diretora da APOP – Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis