Ontem, dia 12 de julho houve pequena reunião no Esporte Clube de Corrêas, convocada pelo Movimento Correas Sustentável.
Presentes o coordenador do Movimento, Eduardo Quentel, o arquiteto Vicente Loureiro, o arquiteto Orlindo Pozzato, diretor de urbanismo da PMP, Sérgio Mattos (UDAM), Roberto P. Chaves (NovAmosanta) e membros da comunidade local.
O principal assunto tratado foi a reforma da praça Luiz Furtado da Rosa, que está sendo requerida pela comunidade e o Movimento procura viabilizar.
Um aspecto muito relevante foi a presença de Vicente Loureiro e de Orlindo Pozzato, ambos profissionais muito importantes para o atingimento do objetivo proposto.
Da discussão entre os presentes surgiu a necessidade de projetar a reforma da praça mas também dos acessos à mesma, incluindo trecho da União Indústria antes e depois da atual ponte de Corrêas.
A NovAmosanta, no sentido de viabilizar o projeto sugeriu:
- definir claramente o seu escopo, área de abrangência e nível de detalhamento;
- obter de arquiteto Vicente Loureiro proposta para sua elaboração;
- realizar campanha para obtenção dos recursos financeiros necessários;
- elaborar o projeto;
- buscar os recursos para execução da obra junto a organismos públicos e privados.
Foi aprovada a sugestão acima.
A presença de Orlindo Pozzato e Vicente Loureiro, de antiga convivência mútua, se reveste de muita importância pois garante a interação da PMP com o Movimento.
Foi pedido ao arquiteto Orlindo Pozzato que comparecesse às reuniões da sociedade civil, quando se tratassem de assuntos urbanístico e expusesse os projetos, executados e em execução, para discussão. Pozzato disse que compareceria, mas seria necessária a permissão do prefeito para que expusesse os projetos.
Outro importante assunto discutido foi o sistema viário de Itaipava, em especial a União Indústria. Orlindo Pozzato disse que já tem projetada a execução de duas pistas, cada uma com duas faixas, da Ponte dos Arcos até o BRAMIL.
Roberto L Penna Chaves
NovAmosanta