Conferência Livre Sobre o Tema “Mobilidade Urbana Organizada Pela UDAM – PROPOSTAS

Foi organizada pela UDAM – União Distrital das Associações de Moradores, em 20 de março de 2014 na subprefeitura de Petrópolis – Itaipava, uma conferência livre sobre o tema “mobilidade urbana”. As propostas resultantes estão adiante.

PROPOSTAS PRODUZIDAS PELA CONFERÊNCIA LIVRE
SOBRE O TEMA MOBILIDADE URBANA.

EIXO UM

Mobilidade Urbana e o Desenvolvimento Econômico do Município.

1)      Projetar e construir artéria principal viária nos distritos na medida em que a União Indústria é federal (pista beira rio – Estrada Mineira);

2)      Retirar redutores de velocidade e quebra molas sendo esses substituídos por semáforos e sinalização adequada;

3)      Prover agentes de trânsito em pontos críticos das vias;

4)      Regulamentar a passagem de carretas com transito fora do horário de picos;

5)      Planejar a construção de calçadas e ciclovias;

6)      Prever na aprovação de condomínios o acesso viário adequado a demanda provocada pelo condomínio;

7)      Instaurar o bilhete único por hora em todos os bairros e em função da localidade;

8)      Estudar a possibilidade da transferência do Terminal de Itaipava para local ao longo da BR 040;

9)      Alargar a ponte do Arranha Céu, Bramil e dos Arcos;

10)   Transporte público exclusivo para estudantes nos horários escolares; e

11)   Volta dos interbairros, com passagem fora do centro histórico.

EIXO DOIS

Acessibilidade Urbana como Direito de todos.

1)      Desenvolver políticas de transporte que tenha como prioridades o transporte coletivo versos o transporte individual;

2)      Desenvolver soluções de transportes não motorizadas em áreas de grande transito como áreas de ciclovias, estacionamento para bicicletas e calçadas que permitam o transito de pedestres e acessibilidade ao deficiente físico de formas seguras e desimpedidas.

EIXO TRÊS

Equidade no uso do espaço público de circulação, transporte público coletivo e modos de transportes.

1)      Que o desenvolvimento imobiliário seja melhor planejado não prejudicando o meio ambiente e o patrimônio histórico;

2)      Descentralizar alguns serviços privados e públicos para que a população não precise ir ao Centro Histórico, criando auto-suficiência nos Distritos;

3)      Que o governo municipal se comprometa ao conceder o aumento da passagem de ônibus seja estipulado um prazo para que as empresas de ônibus tenham a responsabilidade e o compromisso de dar qualidade ao transporte dos usuários.

EIXO QUATRO

Mobilidade Urbana: Nossos desafios frente ao meio ambiente e preservação histórico-cultural da cidade.

1)      Que seja colocado ônibus exclusivo para atender apenas os estudantes da cidade, e que os mesmos não sejam impedidos de fazer uso da linha normal, e que trafeguem em horários escolares, e que se coloquem corredor exclusivo para este transporte;

2)      Que seja criado um horário de ônibus que faça o trajeto: Terminal Bingem passando pela Avenida Barão do Rio Branco (tanto Terminal Corrêas quanto Terminal Itaipava);

3)      Interligação de via entre bairros para que não haja necessidade de obstruir vias congestionadas como Bonsucesso, Corrêas e Retiro. E colocar placas de sinalização, pois muitos não optam por outros caminhos por medo de não saber onde está;

4)      Reformulação dos horários de ônibus que atendem o corredor linhas 700, 300, 600, 640 e 740.

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