Foi organizada pela UDAM – União Distrital das Associações de Moradores, em 20 de março de 2014 na subprefeitura de Petrópolis – Itaipava, uma conferência livre sobre o tema “mobilidade urbana”. As propostas resultantes estão adiante.
PROPOSTAS PRODUZIDAS PELA CONFERÊNCIA LIVRE
SOBRE O TEMA MOBILIDADE URBANA.
EIXO UM
Mobilidade Urbana e o Desenvolvimento Econômico do Município.
1) Projetar e construir artéria principal viária nos distritos na medida em que a União Indústria é federal (pista beira rio – Estrada Mineira);
2) Retirar redutores de velocidade e quebra molas sendo esses substituídos por semáforos e sinalização adequada;
3) Prover agentes de trânsito em pontos críticos das vias;
4) Regulamentar a passagem de carretas com transito fora do horário de picos;
5) Planejar a construção de calçadas e ciclovias;
6) Prever na aprovação de condomínios o acesso viário adequado a demanda provocada pelo condomínio;
7) Instaurar o bilhete único por hora em todos os bairros e em função da localidade;
8) Estudar a possibilidade da transferência do Terminal de Itaipava para local ao longo da BR 040;
9) Alargar a ponte do Arranha Céu, Bramil e dos Arcos;
10) Transporte público exclusivo para estudantes nos horários escolares; e
11) Volta dos interbairros, com passagem fora do centro histórico.
EIXO DOIS
Acessibilidade Urbana como Direito de todos.
1) Desenvolver políticas de transporte que tenha como prioridades o transporte coletivo versos o transporte individual;
2) Desenvolver soluções de transportes não motorizadas em áreas de grande transito como áreas de ciclovias, estacionamento para bicicletas e calçadas que permitam o transito de pedestres e acessibilidade ao deficiente físico de formas seguras e desimpedidas.
EIXO TRÊS
Equidade no uso do espaço público de circulação, transporte público coletivo e modos de transportes.
1) Que o desenvolvimento imobiliário seja melhor planejado não prejudicando o meio ambiente e o patrimônio histórico;
2) Descentralizar alguns serviços privados e públicos para que a população não precise ir ao Centro Histórico, criando auto-suficiência nos Distritos;
3) Que o governo municipal se comprometa ao conceder o aumento da passagem de ônibus seja estipulado um prazo para que as empresas de ônibus tenham a responsabilidade e o compromisso de dar qualidade ao transporte dos usuários.
EIXO QUATRO
Mobilidade Urbana: Nossos desafios frente ao meio ambiente e preservação histórico-cultural da cidade.
1) Que seja colocado ônibus exclusivo para atender apenas os estudantes da cidade, e que os mesmos não sejam impedidos de fazer uso da linha normal, e que trafeguem em horários escolares, e que se coloquem corredor exclusivo para este transporte;
2) Que seja criado um horário de ônibus que faça o trajeto: Terminal Bingem passando pela Avenida Barão do Rio Branco (tanto Terminal Corrêas quanto Terminal Itaipava);
3) Interligação de via entre bairros para que não haja necessidade de obstruir vias congestionadas como Bonsucesso, Corrêas e Retiro. E colocar placas de sinalização, pois muitos não optam por outros caminhos por medo de não saber onde está;
4) Reformulação dos horários de ônibus que atendem o corredor linhas 700, 300, 600, 640 e 740.